sexta-feira, 29 de março de 2013

Bandolim


Bandolim

   Um bandolim é um instrumento musical da família dos cordofones. O bandolim possui cordoamento duplo, possuindo assim quatro pares de cordas, afinadas da mesma forma que o violino: Sol, Ré, Lá, Mi. (Talvez por isso eu sempre sonhei em ter um :p) O bandolim tem forma de pêra, podendo ter as costas abauladas ou rectas.
   O Bandolim surgiu na Itália entre os séculos XVII e século XVII como evolução da família do alaúde. 
Esse processo tem origem no início do século XV, quando surgiu uma miniatura de alaúde chamado mandola, afinado em C-G-D-A. A partir desse instrumento surgiria o bandolim (mandolin em italiano, que nada mais é que o diminutivo de mandola), tocado com a utilização de palhetas feitas de casco de tartaruga ou penas de aves e tendo cordas feitas de tripas de animais afinadas em G-D-A-E.

 Por ser um instrumento de corda, todos pensam que ele faz um som muito grande, pensaram errado. O Bandolim é delicado, para tirar um som do bandolim não pode querer tocar muito alto, quando tocado com uma orquestra, os demais instrumentos precisam tocar em uma intensidade muuuuito baixa. No vídeo abaixo mostra um exemplo bem claro de o quanto a orquestra precisa respeitar a intensidade para que o bandolim se destaque.





Jacob do Bandolim? 

   Jacob Pick Bittencourt, mais conhecido como Jacob do Bandolim (Rio de Janeiro14 de fevereiro de 1918 — Rio de Janeiro, 13 de agosto de 1969) foi um músicocompositor e bandolinista brasileiro de choro. Filho do capixaba Francisco Gomes Bittencourt e da polonesa Raquel Pick, morou durante a infância no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Quando criança, ainda no bairro da Lapa, Jacob ouvia um vizinho francês e cego tocar violino. Este acabou por ser, aos 12 anos de idade, seu primeiro instrumento. Por não se adaptar ao arco do violino, Jacob começou a tocá-lo usando grampos de cabelo. Pouco depois ele ganhou seu primeiro bandolim, um modelo de cuia, napolitano.


Jacob não teve professor, sempre foi autodidata. Treinava repetindo os trechos de músicas que ouvia em casa e na rua. Com 13 anos ouviu seu primeiro choro, tocado no prédio em frente a sua casa. A música era É do que há, composta por Luiz Americano. Uma referência para esse instrumento, e o melhor de tudo, É BRASILEIRO! Suas obras estouraram nas rádios de todo o Brasil, espalhando chorinhos para todo o país.




Nenhum comentário:

Postar um comentário