domingo, 7 de abril de 2013

Cravo - Piano Antigo?

O que é um cravo? 


    Um cravo é um instrumento musical jogado por meio de um teclado. Ela produz som arrancando uma corda quando uma tecla é pressionada. (Tipo Um Piano).

    "Cravo" designa toda a família de instrumentos de teclado arrancadas semelhantes, incluindo os menores virginais , muselar e espineta. (Tipo um Piano)

    O cravo foi amplamente utilizado na Renascença e Barroco música. No final do século 18, gradualmente desapareceu do cenário musical com a ascensão do pianoforte . Mas, no século 20 fez um ressurgimento, usado em desempenho historicamente informada da música antiga, em novos (contemporânea) composições, e na cultura popular.
    No final do século 18 o cravo foi suplantado pelo piano (verdade? kkkkk), e quase desapareceu da vista para a maior parte do século 19: uma exceção foi o seu uso continuado na ópera para acompanhar recitativo , mas o piano, por vezes, deslocados ainda lá. Esforços do século 20 para ressuscitar o cravo começou com instrumentos que usavam tecnologia de piano, com cordas pesadas e armações de metal. A partir de meados do século 20, as idéias sobre tomada de cravo passou por uma grande mudança, quando os construtores, como Frank Hubbard , William Dowd , e Skowroneck Martin procurou restabelecer as tradições de construção do período barroco. Cravos deste tipo de prática edifício historicamente informada dominam o cenário atual.
     O Cravo, é um dos instrumentos com mais características barrocas já inventados, usado principalmente pelo gênio Bach. 

Mas, qual é melhor? Cravou ou Piano?

   Se for música barroca, então verá uma infinidade de concertos para cravo, bem como para violino, flauta, viola de gamba e etc, muito mais do que piano (que nem existia como você viu acima).
  Mas existem concertos de Bach feitos para teclado, ou seja qualquer instrumento que contenha teclado pode tocar: piano, cravo, clavicórdio, espineta, clavicembalo e etc. É uma das exceções a regra, (para nossa alegria).

  Após o barroco, com o surgimento do classicismo, que tem como marco Haydn, começam a surgir inúmeros concertos para piano. O cravo passa a ser quase inutilizado em concertos, por não ter força e dinâmica, para interagir com uma orquestra sinfônica. 

  Vale lembrar, que na época do barroco, as orquestras eram bem diferentes, pequenas orquestras de câmara, com no máximo 30 músicos. Já no período clássico, com as orquestras sinfônicas, essas começam a ter 100, 150 músicos. 

  Alguns compositores ainda farão peças para o cravo, algumas vezes. Mas o piano será o alvo preferencial para sempre. Apenas o neo-barroco retomará as composições para cravo em maior quantidade. 

Resposta: Ambos kkk




Nenhum comentário:

Postar um comentário