sábado, 13 de abril de 2013

Carnaval de Veneza





História
   O Carnaval de Veneza surge a partir da tradição do século XVII, onde a nobreza se disfarçava para sair e misturar-se com o povo. Desde então as máscaras são o elemento mais importante deste carnaval. Há no entanto registos de folguedos carnavalescos de 1268.
   A festa carnavalesca de Veneza tem duração de 10 dias. Durante as noites realizam-se bailes em salões e as companhias conhecidas como compagnie della calza realizam desfiles pela cidade. Entre as mais conhecidas estão Os Antigos e Os Ardentes.
   Os trajes que se usam são característicos do século XVIII, e são comuns as maschera nobile, ou seja, máscaras nobre, caretas brancas com roupa de seda negra e chapéu de três pontas. Desde 1979 foram sendo somadas outras cores aos trajes, embora as máscaras continuem a ser brancas, prateadas e douradas.

Na Música...
   O Carnaval de Veneza como grandes eventos públicos antigamente serviam de inspiração para os grandes compositores da época, com seus trajes e mascaras extraordinários os grandes burgueses da época se deslumbravam. Agora, o que acontecia com a parte pobre de veneza na época de carnaval? Poisé, a mesma coisa q os brasileiros fazem: Enchem a cara! Em uma obra de Paganini (o mais virtuoso de todos os tempos, não sabe o que é virtuosidade? Clique aqui :)) demonstra através das notas como era a época de carnaval para os bêbados. Começando com notas melódicas, essa obra nos passa a sensação de que a festa do carnaval, foi muito bem preparada e organizada, no segundo movimento, a bebida ja começa a ser colocada para para todos, com a mesma melodia, com a única diferença de estar com escalas mais rígidas, mostrando que começaram a beber. Nos próximos movimentos, cada vez mais forte e bêbado o indivíduo se encontra, até chegar no ultimo movimento que nos passa a sensação de que a pessoa enfim dormir no meio do nada. Essa obra de Paganini demonstra exatamente aquilo que poucos sabem de música clássica, a partitura não sai de "um nada", há uma história, um objetivo para ser criada.





Um comentário:

  1. Esta obra é maravilhosa...Nunca vou me esquecer quando ouvi uma transcrição para Clarinete e Piano que foi interpretada Epitácio Rodrigues e Maria Emília...boas lembranças...

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