sábado, 18 de maio de 2013

Tico Tico no Fubá


"Um tico-tico só,
Um tico-tico lá,
Está comendo,
Todo, todo meu fubá..."






   Ehhhhhhh, uma música que te leva fácil ao delírio, 
foi um dos maiores sucessos da década de 1940 e fez parte da trilha sonora de cinco filmes americanos: "Alô Amigos", "A Filha do Comandante", "Escola de Sereias", "Kansas City Kity" e "Copacabana", quando o choro, com letra de Eurico Barreiros, foi cantado por Carmen Miranda.
   José Gomes de Abreu, o Zequinha, era o primeiro dos oito filhos do boticário José Alacrino Ramiro de Abreu e Justina Gomes Leitão. A mãe queria que ele fosse padre e o pai, que se formasse médico. Mas aos seis anos, ele já mostrava vocação musical, tirando melodias da flauta. Durante o curso primário organizou uma banda na escola, da qual era o regente. Com 10 anos, tocava requinta, flauta e clarineta na banda e ensaiava suas primeiras composições.
   Foi apresentada pela primeira vez em um baile da cidade de Santa Rita do Passa Quatro em 1917 sob o nome de Tico-Tico no Farelo. A canção recebeu o nome atual em 1931, já que existia outra de mesmo título, composta por Canhoto. No mesmo ano foi incluída pela primeira vez em disco, gravado pela Orquestra Colbaz.
Também foi gravada em um disco LP da cantora Zizi Possi.
    Maaaaaaaaas, como eu (eu(eu(eu))) lembro dessa música? Lembram de um filme do Pato Donald e Zé Carioca na qual o zé mostrava para o Donald o que é o "Samba"? Poiséh esse mesmo :P ... 





A música

   Tico tico no fubá é uma partitura na qual exige muita técnica e precisão de quem está interpretando (assim como todo o chorinho), podemos dizer q a música clássica brasileira é muito fiel a essência do brasileiro, alegre, descontraída, festeira, amarosa etc. A partitura é extremamente fácil de ser achada pela Internet, e para quem tem uma flauta ou algum instrumento de corda, aconselho estudar o Tico Tico, trazendo assim muito mais técnica no dedilhado.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário