sábado, 5 de outubro de 2013

Badinerie - Brincando a Música


     Badinerie é uma composição de Bach, que faz parte da Suite nº 2 em B menor (BWV 1067), na qual visa a velocidade e técnica na sua interpretação. Quando criança ouvia a Badinerie pensando em como tentar acertar algumas dessas notas que parecem impossíveis de tocar, sempre tentando estudar ao máximo cada pauta, compasso e ritmo, parecia uma missão na qual eu não era apto a realizar. Cerca vez, aos 14 anos, descobri que o violino tocado em um ambiente fechado (devido a acústica) tinha uma som diferente, maior, mais intenso, muito mais barroco, isso realmente me deixou muito feliz, pois cada nota tocada era um sentimento de alegria, parecia que eu e meu violino estávamos "brincando de tocar", coisa que jamais tínhamos sentido antes. 
      
     O Badinerie - (literalmente "brincando" em francês, em outras obras de Bach usou a palavra italiana com o mesmo significado, "Scherzo") - tornou-se um show-peça para flautistas de solo e uma peça impossível para mim, mas eu tinha achado uma nova maneira de tocar Violino e de comunicação com o instrumento, um estilo que leva o violinista a sorrir ao tocar uma nota. Tentando mais uma vez tocar essa peça, esqueci de tudo que já tinha aprendido com horas e horas de estudo em métodos, posições, instrutores etc. Apenas brinquei de tocar, e as notas saíram com muita facilidade, parecia que eu dominava a partitura a muitos anos. Desde então percebo que para você tocar algumas obras de grande dificuldade e expressão, é necessário encorpar aquilo que a música pede, como no exemplo da badinerie: Voltar a ser uma criança. Afinal, a música é a arte de manifestar os diversos afetos da nossa alma mediante o som.


Nenhum comentário:

Postar um comentário