domingo, 14 de abril de 2013

Tocata/Fuga



O que realmente é uma Tocata? E uma Fuga?

   Tocata é uma peça para teclado, livre, sem algum tipo de objetivo principal, apenas
para mostrar virtuosidade do pianista. Tudo começou na Itália (Como quase tudo na música clássica) com as primeiras obras de Bertolo e Diruta (1591) para o instrumento de Cravo (antecessor do Piano (Entenda mais sobre o cravo clicando aqui)), consequentemente chegou aos ouvidos de Bach e Handel.
   As tocatas de Bach são obras de grandes dimensões, encorpando formas de fugas (Um exemplo é a Fuga que tocou no filme Fantasia da Disney (escute essa fuga aqui no Blog)).
Já a Tocata e Fuga (nome dado por Bach) foi quando ele uniu esse momento de virtuosidade com um Cravo (antigo piano) a suas obras mais dóricas.

(Exemplo de Tocata (BWV 915))

   Uma Fuga é uma composição, ou técnica de composição em que um tema (diferente da tocata) seja expandido e desenvolvido principalmente por contrapontos. Bach definia Fuga como uma arte (eu achei a melhor definição até o momento) pois dentro do modo Fuga, a forma de composição era completamente mais complexa, e se o compositor não fosse "o cara", não iria conseguir compor uma melodia com esses contrapontos, Bach se mostrou tão adentro de Fugas que compôs uma das partituras que em minha opinião chega ao nível de perfeição musical.

(Prelude and Fugue No1 - O Cravo Bem Temperado - Bach)
                                  





Nenhum comentário:

Postar um comentário